segunda-feira, 23 de março de 2009

Vantagens e desvantagens da Interpetração

Vantagens:

  • Correções e alterações são mais rápidas de serem realizadas;
  • Código não precisa ser compilado para ser executado;
  • Consomem menos memória.
Desvantagens:

  • Execução é mais lenta do programa;
  • Necessita sempre ser lido o código original para ser executado;

Fonte: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1527/diferencas_entre_compiladores_e_interpretadores acessado em 23/03/09, às 20:00

Vantagens e desvantagens da Compilação

Vantagens:
  • O código compilado é mais rápido de ser acessado;
  • Impossibilita ou pelo menos dificulta ser quebrado e visualizado o código-fonte original;
  • Permite otimização do código por parte do compilador;
  • Compila o código somente se estiver sem algum erro.

Desvantagens:

  • Para ser utilizado o código precisa passar por muitos níveis de compilação;
  • Assim como vantagem a possibilidade de não poder visualizar o código-fonte, pode ser uma desvantagem;
  • Processo de correção ou alteração do código requer que ele seja novamente recompilado.

Fonte: http://www.oficinadanet.com.br/artigo/1527/diferencas_entre_compiladores_e_interpretadores acessado em 23/03/09, às 20:00

quarta-feira, 18 de março de 2009

E, o que é Código de Máquina ?

Todo computador possui um conjunto de instruções que seu processador é capaz de executar. Essas instruções, chamadas de código de máquina, são representadas por sequências de bits, normalmente limitadas pelo número de bits do registrador principal da CPU.
As instruções correspondem a seqüencias muito simples de operações, como transferir um dado em memória para a CPU ou somar dois valores e são normalmente interpretadas por micro-código.
Um programa em código de máquina consiste de uma sequência de números que significam uma sequência de instruções a serem executadas. É normal a representação da linguagem de máquina por meio de números (opcodes) constantes e variáveis em sistema binário ou sistema hexadecimal. Alguns computadores também têm seu opcodes representados no sistema octal.
Microprocessadores tem normalmente seus códigos de operação como múltiplos de 2, 8 e 16, pois usam arquiteturas com registradores de 8,16,32,64 ou 128 bits em 2006. Porém, existem máquinas com registradores de tamanho diferente.
Os programas de computador raramente são criados em linguagem de máquina, mas devem ser traduzidos (por compiladores) para serem executados diretamente pelo computador. Existe a opção, em voga atualmente, de não executá-los diretamente, mas sim por meio de um interpretador, esse sim rodando diretamente em código de máquina e previamente compilado.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Código_de_máquina

terça-feira, 10 de março de 2009

Primeiras definições

Interpretação e compilação

Uma linguagem de programação pode ser convertida, ou traduzida, em código de máquina por compilação ou interpretação, que juntas podem ser chamadas de tradução.

Compilação - Se o método utilizado traduz todo o texto do programa (também chamado de código), para só depois executar (ou rodar, como se diz no jargão da computação) o programa, então diz-se que o programa foi compilado e que o mecanismo utilizado para a tradução é um compilador (que por sua vez nada mais é do que um programa). A versão compilada do programa tipicamente é armazenada, de forma que o programa pode ser executado um número indefinido de vezes sem que seja necessária nova compilação, o que compensa o tempo gasto na compilação.

Interpretação - Se o texto do programa é traduzido à medida em que vai sendo executado, num processo de tradução de trechos seguidos de sua execução imediata, então diz-se que o programa foi interpretado e que o mecanismo utilizado para a tradução é um interpretador. Programas interpretados são geralmente mais lentos do que os compilados, mas são também geralmente mais flexíveis, já que podem interagir com o ambiente mais facilmente